Receita Dr. Drinks para uma boa Margarita
Numa rápida busca na internet, encontrei pelo menos oito versões diferentes para a história da Margarita. Conto a mais aceita: na região de Tijuana, no México, a atriz Marjorie King, alérgica a bebidas alcoólicas (coitada!), experimentou tequila pura no restaurante Rancho La Gloria e detestou. Por ironia do destino, tequila era a única bebica que seu organismo tolerava sem reagir alergicamente. Foi então que o barman da casa, Carlos “Danny” Herrera, misturou alguns “atenuantes” para disfarçar o sabor da tequila para Marjorie. Como era um excelente barman e possuía grande conhecimento sobre técnicas de mixologia, não hesitou em criar um sour com tequila.
Se essa é a história verdadeira ou não ninguém sabe, mas o fato é que a Margarita é um dos drinks mais consumidos no mundo hoje e nos EUA até comemora-se em 22 de fevereiro o “Dia Nacional da Margarita”.
Pra fazer uma boa Margarita você vai precisar de:
- Uma taça de Martini gelada (ou uma taça wide bowl própria para Margarita como essa abaixo)
- Tequila prata (cujo sabor de agave azul é mais puro. As tequilas ouro são envelhecidas em barril de carvalho e isso altera o sabor final, consequemente alterando o sabor da clássica Margarita)
- Licor de laranja (Contreau ou um tripple sec de sua escolha)
- Limão
- Gelo
- Um pires
- Sal
Assim como para beber tequila pura, para a Margarita também devemos cumprir o ritual fisiológico de abrir as papilas gustativas com sal e fechá-las com limão. Como o drink já contém suco de limão, tudo o que você precisa fazer é passar um salzinho na borda do copo. Para fazer o sal grudar na borda do copo, passe suavemente uma fatia de limão em toda a borda e mergulhe a taça no sal. Não precisa espremer o limão, senão a taça ficará com muito sal e isso certamente estragará seu drink.
Depois ponha bastante gelo na coqueteleira, 3 doses de tequila, 1,5 dose de licor de laranja e suco de um limão. Bata até gelar a parede da coqueteleira e sirva o drink na taça previamente gelada. As proporções oficiais do drink, segundo a International Bartenders Association, é 7:4:3, o que pode traduzir-se como sendo 70 mL de tequila para 40mL de licor para 30mL de suco de limão. Fica excelente, mas se você não tiver como medir com toda essa exatidão faça como ensinei que não tem nada de muito diferente.
Caso queira fazer uma Frozen Margarita, ao invés de bater os ingredientes numa coqueteleira, faça-o em um liquidificador e deixe o gelo triturar bem. Se você for usar frutas, use-as sempre frescas e com o licor do mesmo sabor.
Como beber Margarita
Existem três formas de consumir este drink:
- Shaken: batida entre 20 e 30 vezes com gelo na coqueteleira e servida coada na taça. è a mais tradicional.
- On the rocks: também batida na coqueteleira, porém serve-se com duas pedras de gelo na taça. Como o drink logo ficará aguado, é aconselhável aos que tem menos resistência à bebida.
- Frozen: é uma espécie de “raspadinha”, pois trata-se de uma mistura do drink com gelo triturado no liquidificador. Igualmente saboroso e uma bela pedida para a beira-mar num dia de calor.
0 comentários:
Postar um comentário